Imagem com a foto de uma revista, nela informações sobre os artigos. Em destaque um personagem vestindo chapéu de cozinheiro, camisa verde, calça jeans azul e um avental branco. Atrás dele, quatro miniaturas de foto em preto e branco, de outros personagens realizando atividades diversas na manipulação de alimentos.

Fonte da informação/créditos:
Essa cartilha foi copiada do site https://saude.es.gov.br

Olá.
Sendo sabedores de que produzir alimento para consumo humano requer muita responsabilidade, nós estaremos constantemente juntando informações úteis para quem manipula e/ou vende tais produtos.
Espero que gostem dessa matéria.

A implementação das BPF é fundamental para garantir a qualidade das operações internas e oferecer produtos seguros ao consumidor, envolvendo desde os cuidados para iniciar o projeto de instalações até a saúde dos funcionários.

Se você atua com alimentos e ainda possui dúvidas a respeito das BPF (Boas Práticas de Fabricação), não deixe de ler esse post!

O que são as Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas englobam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas em toda a cadeia produtiva de alimentos com o intuito de garantir a segurança sob o ponto de vista das condições de higiene.

Sua implementação evita, por exemplo, a propagação de doenças que poderiam ser transmitidas pelos alimentos.

Se você está se perguntando, existem leis que exigem a implementação das Boas Práticas de Fabricação?
A resposta é sim, segundo às legislações:

  • Portaria SVS/MS n° 326/97 se baseia nos “Princípios Gerais de Higiene dos Alimentos” do Codex Alimentarius, que estabelece os requisitos gerais das condições de higiene sob o ponto de vista sanitário e de Boas Práticas de Fabricação para produtores e indústrias de alimentos;
  • Resolução RDC n° 275/2002 é um ato normativo complementar à Portaria SVS/MS n° 326/97 e introduz o controle contínuo dos Manuais e o seu conteúdo, promovendo a harmonização das inspeções sanitárias;
  • Portaria MS N° 1.428/93 estabelece as diretrizes para o estabelecimento do BPF na área de alimentos.

Atenção! A ausência ou não adequação das Boas Práticas de Fabricação podem levar a consequências que vão desde advertências e multas até o cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento.

O desenvolvimento do manual de BPF deve retratar a realidade do estabelecimento, levando em consideração os seguintes pontos:

  1. Responsabilidades: Tenha uma equipe dedicada à gestão da qualidade para garantir o cumprimento dos itens descritos no manual. Com a capacitação e comprometimento de todos.
  2. Instalações e equipamentos: Estabeleça padrões seguros de higiene e frequência de limpeza de acordo com o seu segmento.
  3. Manutenção preventiva e calibração de equipamentos: Descreva as práticas de manutenção com o intuito de evitar falhas.
  4. Manejo dos Resíduos: Defina a sistemática de separação entre resíduos recicláveis e orgânicos de acordo com a legislação aplicável à sua empresa.
  5. Controle de pragas: Estabeleça medidas preventivas e corretivas para prevenir a atração, acesso e abrigo de pragas.
  6. Controle de água e energia: Implemente controles para evitar a contaminação de produtos, incluindo análises de potabilidade da água, higienização da caixa d’água e instalação de luminárias com proteções contra quedas e explosões.
  7. Operação: Tenha procedimentos detalhados para cada operação que possa interferir direta ou indiretamente na qualidade do produto final – recebimento, armazenamento, descongelamento, manipulação e distribuição.
  8. Seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens: Saiba a procedência dos alimentos comercializados e avalie sua qualidade.
  9. Controle de qualidade: Invista em métodos de produção e controle dos padrões de qualidade.
  10. Higiene pessoal e saúde dos colaboradores: Instrua os colaboradores sobre frequência de higienização das mãos, uniformes e exames necessários.
  11. Rastreabilidade e recall: Controle todas as etapas da sua cadeia de suprimentos, fornecendo informações fundamentais para análise e gestão de riscos.

Arquivo em PDF:

https://saude.es.gov.br/Media/sesa/NEVS/Alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.