Tempo de preparação : 20-30min
Temperatura do forno:
180°C forno turbo ou 200ºC no forno a lastro
Tempo de forno:
45min. quindim tamanho tradicional / 30min. mini quindim
Rendimento:
20 quindins de tamanho tradicional
 

Ingredientes

  • 1kg de açúcar refinado
  • 250ml de água
  • 40 gemas
  • 25g de margarina (80% de lipídios) 
  • 150g de coco seco fino
  • Glicose de milho (suficiente para untar as formas)

instruções

  1. Junte o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo, deixando ferver até o ponto fio grosso também conhecido como ponto assoprado. Se tiver um termômetro, a temperatura desse ponto é 115°C. (Vou explicar melhor no vídeo)
  2. Enquanto a calda ferve, separe as 40 gemas, junte a margarina e o coco. (se tiver dificuldade de separar as gemas, faça essa etapa antes de colocar a calda no fogo)
  3. Quando a calda estiver no ponto certo, despeje ainda quente sobre os demais ingredientes e mecha imediatamente até obter uma mistura homogênea
  4. Unte as forminhas com a glicose e despeje a massa dentro delas.
  5. Numa forma maior, adicione água quente, deixe as forminhas em banho maria e leve ao forno.
  6. Deixe assar por 45 minutos, e com cuidado, desforme uma para ver se está pronto, caso ainda esteja mole, deixe mais um tempo.

Dicas de ouro

Forno turbo: Mantenha os quindins cobertos por outra forma, durante todo o processo de forneamento, pois a turbina queima a superfície do quindim. Aqui a gente usa como tampa, outra forma quadrada maior, emborcada.

Quindim rachado:
Todo mundo já deve ter visto um quindim rachado em cima. Isso pode ser por vários motivos, mas vamos aos mais comuns:

  • Forno muito quente: Embora tenha na descrição uma temperatura estimada, os fornos não exibem exatamente a mesma temperatura.
    Não sei se é a posição do termômetro ou o tipo de material usado, mas já trabalhei com fornos idênticos que eu tive que regular a temperatura em mais 10 – 20°C ou menos 10 – 20°C. Então a menos que estejamos num filme de ficção cientifica, o tempo nunca varia, e nisso que temos que nos basear.
    Digamos que você colocou seu quindim no forno por 45 minutos, e ele ficou mole, dessa vez você deixa mais um tempinho, teste de novo, e da próxima vez aumente uns 10 graus na temperatura, e altere isso até o quindim sair pronto em 45 min. Em contrapartida, se teu quindim sair pronto nos 45 minutos, mas rachar, aí baixe a temperatura em uns 10 graus da próxima vez, e faça o teste até ele sair perfeito.
  • A segunda possibilidade, é você ter acertado a temperatura, mas aí você teve que fazer outra coisa e deixou ele ali… assando por mais uns 3 ou 4 minutinhos… já é o suficiente para o quindim passar do ponto e rachar.

Não se desespere!!!
Seu quindim está rachado, impossível de colocar na vitrine… E agora?
Nem tudo está perdido:
Coloque-o no refrigerador para dar uma geladinha, derreta um pouco de chocolate meio amargo e os cubra. Vai ser um segredo seu e meu, e seu cliente vai entender que você está apenas fazendo mais uma variação de quindim para agradá-lo. 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.