Imagem com a foto de quatro fileiras de pães franceses dentro da forma. Sobre a imagem em letras médias, a frase "Pão francês com farinha pré pronta" e o endereço do desse site. padaria fácil ponto com ponto br


Normalmente em padaria, o pão francês é feito com pré mistura, ou seja, com uma farinha que tem todos os ingredientes necessários para a receita de pão francês, assim só adicionamos água e fermento.
O que essa receita está demonstrando, é o resultado do pão francês com a farinha pré pronta. Agora, se você quer para sua padaria uma receita própria que você mesmo adiciona seus ingredientes necessários usando uma farinha pura, a gente tem ela aqui nesse no link: Receita de Pão Francês

Ingredientes Complementares:

Link do vídeo da receita aqui.
Para cada 2kg de mistura de pão francês, adicione 1 litro de água gelada (50%);
30g Fermento fresco (1,5%) ou 10g de fermento instantâneo (0,5%). (Isso para dias quentes)

Modo de preparo:

  • 1. Coloque a mistura de pão francês na masseira, adicione a água e misture por cerca de 5 minutos; (apenas para formar a massa)
  • 2. Junte o de fermento logo após formar a massa e misture por mais uns 2 minutos. (No vídeo eu coloquei desde o início pois é uma massa pequena e não irá interferir no processo, mas massas grandes o ideal é colocar o fermento depois)
  • 4. Faça uma pesada de 2kg e divida em 30 pedaços para obter um pão de aproximadamente 50g;
  • 5. Modele;
  • 6. Coloque em assadeiras e deixe fermentar em armário fechado por 2 a 3 horas.
    Em dia frios, se tiver câmaras de fermentação, regule a umidade relativa do ar para 75 – 80% e a temperatura para 32ºC – 35º C;
  • 7. Quando a massa atingir o ponto para assar, faça os cortes das pestanas;
  • 8. Asse em forno de lastro com vapor à 220ºC por cerca de 15 a 20 minutos, em fornos de turbo com vapor à 180ºC – 190º C por 15 minutos.
    Espero que tenha gostado.
    Para assistir o vídeo da receita, clique aqui.

Dica

1) Não utilize pedaços de gelo muito grande, pois além do risco de danificar o equipamento, a massa pode bater um tempo excessivo até derreter completamente, implicando em perda de qualidade do produto final. Sendo ideal água que está apenas começando a congelar, ou gelo em escamas;
2) Durante todo processo, evite que a massa aqueça, sendo o ideal que ela seja modelada ainda gelada. Dependendo do equipamento, sua massa pode demorar muito para alcançar o ponto véu, então para melhores resultados, nesse caso, o ideal é apenas misturar a massa na masseira, e obter o ponto véu num cilindro, pois esse não aquece a massa por oferecer menos atrito mecânico.
3) É normal, em dia mais frios, a gente sentir a necessidade de aquecer os pães, mas jamais isso deve ocorrer desde o primeiro instante do crescimento. O ideal é aguardar pelo menos ele começar a crescer, e aí sim aplicar calor, que nunca deve ultrapassar 40ºC. Esse calor também não pode ser seco, então se não tiver uma estufa apropriada, utilize aquecedores com vapor, ou caso queira usar o próprio forno como estufa, pulverize água constantemente com auxílio de um borrifador. 

Vídeo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.