Início Utilidades Qual a diferença entre amido e polvilho

Qual a diferença entre amido e polvilho

0

Olá.

Se você está lendo esse artigo, é possível que esteja compartilhando da mesma dúvida de grande parte de nossos colegas de profissão.
O que acontece, é que muita gente diz ser a mesma coisa, quanto na verdade não é. Até que em algumas receitas a gente consegue utilizar um ou outro, como em cremes por exemplo. No entanto, quando partimos para bolachas e biscoitos, substituir um deles pode causar um enorme desastre.
Em 20 anos, não conheci nenhum vendedor que não oferecesse amido no lugar de polvilho e vice-versa, alegando ser a “mesma coisa”.
As diferenças práticas você vê naquele amanteigado sem liga, ou na tentativa de fazer pão de queijo.
Mas afinal, qual diferença?

Vamos a elas:

•Amido é o produto extraído das partes aéreas dos vegetais, como sementes. Isto é, o amido é retirado do que está acima da terra. Exemplo comum é o milho de onde extraímos o “amido de milho e o arroz que obtemos o “amido de arroz”.

•Polvilho, ou fécula é o que se extraí das partes subterrâneas das plantas, como tubérculos, raízes e rizomas. Isto é, o que é extraído do que está abaixo da terra. Os exemplos são a “fécula de batata” e a “fécula de mandioca”.

Outra questão intrigante, é a diferença entre “polvilho doce e polvilho azedo”, que são práticas a mesma coisa, diferenciando-se pelo processo de secagem. Ambos são obtidos pela secagem no sol, no entanto o polvilho azedo passa por um período de fermentação por uns 15 dias, antes do processo de secagem ao sol.

Espero que tenha gostado dessa matéria, e que nos prestigie com sua visita no Padaria.facil, mais vezes.
Periodicamente estamos com receitas ou curiosidades sobre panificação e confeitaria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile